Que Deus lhe abençoe pela Salvação em Cristo, Jesus!

ANÚNCIOS

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A visão dos gafanhotos

 A visão dos gafanhotos
29/5/2011
AMÓS 7.1-9
O SENHOR Deus me mostrou numa visão o seguinte: eu vi Deus criar uma praga de gafanhotos. Isso aconteceu quando já começava a crescer o capim que brota depois da colheita que pertence ao rei. Quando os gafanhotos acabaram de comer todas as plantas, eu disse a Deus, o SENHOR: — Eu te peço, ó Deus, que nos perdoes. O teu povo é fraco; como poderemos resistir? Então ele mudou de ideia e respondeu: — O que você viu não acontecerá.
A visão do fogo
O SENHOR Deus me mostrou numa visão outra coisa: eu vi que ele estava pronto para castigar o seu povo com fogo. O fogo secou o grande mar que fica debaixo da terra e estava acabando com as plantações. Aí eu disse a Deus, o SENHOR: — Ó Deus, para! O teu povo é fraco; como poderemos resistir? Então ele mudou de ideia e respondeu: — Isso também não acontecerá.
A visão do prumo
O SENHOR me mostrou numa visão isto também: ele estava perto de um muro construído direito, a prumo, e tinha um prumo na mão. Ele me perguntou: — Amós, o que é que você está vendo? — Um prumo! — respondi. Então ele me disse: — Eu vou mostrar que o meu povo não anda direito: é como um muro torto, construído fora de prumo. E nunca mais vou perdoar o meu povo. Todos os templos e os outros lugares de adoração da terra de Israel serão destruídos, e eu vou acabar com o rei Jeroboão e com os seus descendentes.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Voltem para mim

 Voltem para mim
26/5/2011

AMÓS 5.4
O SENHOR diz isto ao povo de Israel:
— Voltem para mim a fim de que tenham vida.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Semana de 22 a 28 de maio

Semana de 22 a 28 de maio
22/5/2011

MADAGASCAR: Dê graças pelo impacto positivo em nossas atividades de distribuição e arrecadação de fundos decorrente da comemoração do 175º aniversário da Bíblia em malgaxe. Ore por estabilidade política e crescimento econômico. Ore também pela produção do Evangelho de Lucas em cinco dialetos para o programa FVPO*. Peça para que mais católicos se envolvam na Obra Bíblica e para que nossos vínculos com as igrejas se fortaleçam. Ore pela bênção de Deus às Ilhas Comores e por uma parceria proveitosa com a igreja local em Mayotte.
MAURÍCIO: Dê graças por nosso trabalho em paróquias católicas. Ore pelo impacto do Novo Testamento em crioulo e por nosso trabalho de arrecadação de fundos desenvolvido para receber doações de 1.000 cristãos. Lembre-se também de nossos funcionários e nossa direção que estão tentando tornar a Sociedade Bíblica mais conhecida entre as igrejas. Dê graças pelos planos de publicar Escrituras no idioma crioulo falado em Reunião e ore para que Deus oriente os jovens em Rodrigues.
SEICHELES: Louve a Deus por abençoar nosso trabalho de tradução. Peça para que ele continue a apoiar nosso pequeno grupo de tradutores cujo trabalho está quase concluído. Dê graças pelos generosos doadores que tornaram o projeto possível e ore para que o resultado final semeie o amor de Deus nos corações dos leitores. Lembre-se também de nossos funcionários e de nossa direção que tiverem um papel importante.
MOÇAMBIQUE: Dê graças pela paz após as eleições gerais. Louve a Deus também pelo sucesso do programa Bom Samaritano*, pela expansão de nosso projeto de alfabetização em áreas rurais e pelo impacto do programa FVPO*. Ore por nossos projetos de tradução em andamento e para que os líderes das igrejas tenham mente aberta e sabedoria para se juntarem a nós no desafio de envolver as pessoas com a Palavra de Deus.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Joabe repreende Davi

Joabe repreende Davi
19/5/2011

2SAMUEL 19.1-9a
Contaram a Joabe que o rei Davi estava chorando e se lamentando por causa de Absalão. Assim, naquele dia, a alegria da vitória virou tristeza para toda a tropa de Davi porque eles souberam que o rei estava chorando a morte do seu filho. Eles voltaram e entraram na cidade em silêncio, como fazem os soldados que fogem da batalha, envergonhados. O rei havia coberto o rosto e gritava alto: — Ó meu filho! Meu filho Absalão! Absalão, meu filho! Então Joabe foi à casa do rei e lhe disse: — Hoje o senhor humilhou os seus soldados, aqueles que salvaram a sua vida, a vida dos seus filhos e filhas e a vida das suas esposas e concubinas. O senhor odeia os que o amam e ama aqueles que o odeiam. E mostrou que os seus oficiais e os seus soldados não valem nada para o senhor. Eu estou vendo agora que o senhor ficaria muito feliz se hoje Absalão estivesse vivo e todos nós estivéssemos mortos. Vá agora e dê uma palavra de elogio aos seus soldados. Se não fizer isso, eu juro, em nome de Deus, o SENHOR, que amanhã de manhã nenhum deles estará do seu lado. E esse seria o pior desastre de toda a sua vida. Então o rei se levantou e foi sentar-se perto do portão da cidade. Os seus soldados souberam que ele estava lá e se reuniram todos em volta dele.
Davi começa a volta para Jerusalém
Enquanto isso, todos os israelitas tinham fugido, cada um para a sua casa. E, em todo o país, eles começaram a brigar.
 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Davi pede para tratarem Absalão com delicadeza

 Davi pede para tratarem Absalão com delicadeza
17/5/2011

2SAMUEL 18.1-8
O rei Davi juntou todos os seus soldados, dividiu-os em grupos de mil e em grupos de cem e colocou oficiais para comandá-los. Então mandou que saíssem em três grupos, um comandado por Joabe, outro por Abisai, irmão de Joabe (a mãe deles era Zeruia), e outro por Itai, da cidade de Gate. E o rei disse aos seus homens: — Eu também irei com vocês. Eles responderam: — O senhor não deve ir. Se formos obrigados a fugir ou se os inimigos matarem a metade do nosso exército, isso não fará nenhuma diferença para eles. Mas o senhor vale por dez mil de nós. Será melhor que o senhor fique aqui na cidade e nos mande socorro. — Eu farei o que vocês acharem melhor! — respondeu o rei. Então ficou ao lado do portão enquanto os seus soldados saíam marchando em grupos de mil e de cem. Ele deu a seguinte ordem a Joabe, Abisai e Itai: — Se vocês gostam de mim, tratem o jovem Absalão com delicadeza. E toda a tropa ouviu Davi dar essa ordem a todos os oficiais. O exército de Davi avançou contra os israelitas no campo e lutou contra eles na floresta de Efraim. E os soldados de Davi derrotaram os israelitas. Foi uma derrota terrível: vinte mil homens foram mortos naquele dia. A luta se espalhou por toda aquela região, e morreram mais homens na floresta do que no campo de batalha.

sábado, 14 de maio de 2011

A morte do filho de Davi e Bate-Seba

A morte do filho de Davi e Bate-Seba
14/5/2011

2SAMUEL 12.13-25
Então Davi disse: — Eu pequei contra Deus, o SENHOR. Natã respondeu: — O SENHOR perdoou o seu pecado; você não morrerá. Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo SENHOR, o seu filho morrerá. Aí Natã foi para casa.
Então o SENHOR fez com que o filho de Davi e da mulher de Urias ficasse muito doente. Davi orou a Deus para que a criança sarasse e não quis comer nada. Entrou no seu quarto e passou a noite inteira deitado no chão. Então os funcionários do palácio tentaram fazer Davi se levantar, mas ele não quis e não comeu nada com eles. Uma semana depois, a criança morreu, e os funcionários ficaram com medo de dar a notícia a Davi. Eles disseram: — Enquanto a criança estava viva, Davi não respondia quando falávamos com ele. Como vamos dizer a ele que a criança morreu? Ele poderá fazer alguma loucura! Quando Davi viu os oficiais cochichando uns com os outros, compreendeu que a criança havia morrido. Então perguntou: — A criança morreu? — Morreu! — responderam eles. Então Davi se levantou do chão, tomou um banho, penteou os cabelos e trocou de roupa. Depois foi à casa de Deus, o SENHOR, e o adorou. Quando voltou ao palácio, pediu comida e comeu logo o que lhe foi servido. Aí os seus oficiais disseram: — Nós não entendemos isto. Enquanto o menino estava vivo, o senhor chorou por ele e não comeu; mas, logo que ele morreu, o senhor se levantou e comeu! — Sim! — respondeu Davi. — Enquanto o menino estava vivo, eu jejuei e chorei porque o SENHOR poderia ter pena de mim e não deixar que ele morresse. Mas agora que está morto, por que jejuar? Será que eu poderia fazê-lo viver novamente? Um dia eu irei para o lugar onde ele está, porém ele nunca voltará para mim.
O nascimento de SalomãoEntão Davi consolou a sua esposa Bate-Seba. Teve relações com ela, e ela deu à luz um filho, a quem Davi deu o nome de Salomão. Deus amou o menino e mandou que o profeta Natã lhe desse o nome de Jedidias porque o SENHOR Deus o amava.
 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A mensagem de Natã para Davi

 A mensagem de Natã para Davi
8/5/2011

2SAMUEL 7.1-16
O rei Davi conseguiu controlar completamente o seu reino, e o SENHOR Deus o livrou de todos os seus inimigos. Um dia Davi disse ao profeta Natã: — Veja só! Aqui estou eu, morando numa casa revestida de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança está guardada numa barraca! Natã respondeu: — Faça tudo o que quiser porque o SENHOR Deus está com você. Mas naquela noite o SENHOR disse a Natã: — Vá e diga ao meu servo Davi que eu mandei dizer o seguinte: "Não é você a pessoa que deve construir um templo para eu morar nele. Desde que tirei do Egito o povo de Israel e até hoje, eu não tenho morado em nenhum templo. Tenho viajado morando numa barraca. Em todas as minhas viagens com o povo de Israel, nunca perguntei aos líderes que escolhi por que razão eles não construíram para mim um templo revestido de cedro." Portanto, diga ao meu servo Davi que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, digo o seguinte: "Eu tirei você do trabalho de cuidar de ovelhas nos campos, para que governasse o meu povo de Israel. Estive com você em todos os lugares por onde tem ido e, conforme você foi avançando, eu o defendi de todos os seus inimigos. Eu farei com que você seja famoso, tão famoso quanto os maiores líderes do mundo. Escolhi um lugar para o meu povo de Israel e o fiz morar ali, onde eles viverão em paz. Desde que entraram nesta terra, eles têm sido atacados por povos violentos, mas isso não acontecerá mais. Eu prometo que livrarei você de todos os seus inimigos e que lhe darei descendentes. E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. Eu serei o pai dele, e ele será meu filho. Quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho. Porém não retirarei dele o meu amor, como fiz com Saul, para que você pudesse ser rei. Você sempre terá descendentes, e eu farei com que o seu reino dure para sempre. E a sua descendência real nunca terminará."
 

Semana de 08 a 14 de maio

Semana de 08 a 14 de maio
8/5/2011

Dia de Oração da SBU* (9 de maio)
"Agora faço novas todas as coisas!" E também me disse: — "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confi ança." (Apocalipse 21.5)
Com nossa 8ª Assembleia Mundial na Coreia ainda recente
em nossas mentes, nós o agradecemos, Meu Senhor, pela inspiração desse encontro, pelo comprometimento e entusiasmo de cada representante nacional, pelas novas ideias e desafi os apresentados pelos vários palestrantes e pela sabedoria coletiva das diversas discussões em pequenos grupos. Agradecemos especialmente pelas revigorantes contribuições dos delegados
da Assembleia de Jovens. Na esteira da Assembleia, oremos: Pela Diretoria Mundial enquanto ela analisa as propostas que surgiram na Assembleia.
Conceda-nos, Senhor, discernimento e sabedoria.
Pela força-tarefa de renovação no trabalho de incorporar
tudo o que foi dito na Assembleia às suas deliberações
e recomendações fi nais.
Conceda-nos, Senhor, ousadia e prudência.
Por todas as Sociedades Bíblicas desafi adas pelo apelo
de mudanças resultante dessas deliberações.
Conceda-nos, Senhor, humildade e moderação.
Pela organização de serviços na tentativa de implantar
as mudanças solicitadas pela Fraternidade.
Conceda-nos, Senhor, paciência e tolerância.
Pela Causa da Bíblia e pelo compromisso contínuo
de tornar a Palavra da Vida acessível,
crível e desejada em todo o mundo.
Conceda-nos, Senhor, uma visão renovada,
energia e comprometimento.
Pelo futuro e pela fé em sua fi delidade inabalável.
Conceda-nos, Senhor, corações que acreditam
e confi am em sua condução.
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
o mesmo ontem, hoje e sempre.
Amém.

 

Davi dança em louvor a Deus

Davi dança em louvor a Deus
7/5/2011

2SAMUEL 6.16-23
Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e dançando em louvor ao SENHOR. Então sentiu por ele um profundo desprezo. Levaram a arca e a colocaram no seu lugar, na barraca que Davi tinha preparado para ela. Então ele ofereceu a Deus, o SENHOR, sacrifícios que foram completamente queimados e ofertas de paz. Quando acabou de oferecer os sacrifícios e as ofertas, Davi abençoou o povo em nome do SENHOR Todo-Poderoso. Depois deu a cada homem e a cada mulher de Israel um pão, um pedaço de carne assada e passas. Em seguida todos foram para casa. Davi voltou para casa a fim de estar com a sua família, e Mical, filha de Saul, saiu para encontrá-lo. Ela disse: — Que bela figura fez hoje o rei de Israel! Parecia um sem-vergonha, mostrando o corpo para as empregadas dos seus funcionários! Davi respondeu: — Eu estava dançando em louvor ao SENHOR, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao SENHOR e me humilharei ainda mais diante dele. Você pode pensar que eu não sou nada, mas aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor! E Mical, filha de Saul, nunca teve filhos.

Siga a SBB nas Redes Sociais

 Siga a SBB nas Redes Sociais
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) também compartilha a Palavra de Deus e as últimas notícias sobre a Causa da Bíblia no Brasil e no mundo nas redes sociais.
Para ficar por dentro dos últimos acontecimentos e participar até de concursos culturais em torno da Bíblia Sagrada, siga o perfil oficial da SBB no Twitter . Além disso, curta a nova Fan Page (Página do Fã) da SBB no Facebook , que está com novo layout, mais interativa e repleta de conteúdo.
Ao mesmo tempo, acompanhe o canal da SBB no Youtube e confira vídeos exclusivos sobre a obra bíblica no país.
Faça parte da rede social da SBB.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Davi é feito rei de Israel e de Judá

Davi é feito rei de Israel e de Judá
5/5/2011

2SAMUEL 5.1-12
Então todas as tribos de Israel foram se encontrar com Davi em Hebrom e disseram: — Nós pertencemos ao mesmo povo que você, ó rei. No passado, quando Saul era o nosso rei, você comandou o povo de Israel na batalha. E o SENHOR Deus lhe disse que você seria comandante e governador do povo dele. Assim todos os líderes de Israel foram se encontrar com Davi em Hebrom. Davi fez um acordo sagrado com eles, e eles o ungiram rei de Israel. Ele tinha trinta anos de idade quando se tornou rei e reinou quarenta anos. Governou Judá, em Hebrom, sete anos e meio; e governou Israel e Judá, em Jerusalém, trinta e três anos. O rei Davi e os seus soldados foram atacar Jerusalém. Os jebuseus, que eram os moradores da cidade, pensaram que ele não seria capaz de conquistá-la e por isso disseram: — Você nunca entrará aqui. Para fazer você ficar do lado de fora, bastam os cegos e os aleijados. Mas Davi tomou a fortaleza de Sião, e ela passou a ser chamada de "Cidade de Davi". A coisa aconteceu assim. Naquele dia Davi disse aos seus soldados: — Se alguém quiser matar os jebuseus, aqueles pobres cegos e aleijados, que eu tanto odeio, então que suba pelo túnel da água e os ataque. É por isso que se diz: "Os cegos e os aleijados não podem entrar na casa de Deus." Davi ficou morando na fortaleza e a chamou de Cidade de Davi. Em volta ele construiu defesas que iam desde o aterro que ficava no lado leste da cidade até o palácio. E Davi ia ficando cada vez mais forte porque o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, estava com ele. O rei Hirão, da cidade de Tiro, enviou embaixadores a Davi. Ele mandou toras de cedro e também carpinteiros e pedreiros, e eles construíram um palácio para Davi. E assim Davi entendeu que o SENHOR o havia confirmado como rei de Israel e que, por amor ao seu povo, estava fazendo o seu reino progredir.
 


 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Davi recebe a notícia da morte de Saul

 Davi recebe a notícia da morte de Saul
4/5/2011

2SAMUEL 1.1-4,11-12
Depois que Saul morreu, Davi voltou da sua vitória sobre os amalequitas e ficou dois dias na cidade de Ziclague. No dia seguinte chegou um moço que vinha do acampamento de Saul. Para mostrar a sua tristeza, ele havia rasgado as suas roupas e posto terra na cabeça. O moço foi até o lugar onde Davi estava, ajoelhou-se e encostou o rosto no chão em sinal de respeito. Davi lhe perguntou: — De onde você está vindo? — Eu fugi do acampamento israelita! — respondeu ele. — Conte o que foi que aconteceu! — disse Davi. — O nosso exército fugiu da batalha, e muitos dos nossos homens foram mortos! — disse o moço. — Saul e o seu filho Jônatas também morreram.
Então Davi rasgou as suas roupas em sinal de tristeza, e todos os seus soldados fizeram o mesmo. Choraram, se lamentaram e jejuaram até a tarde por Saul, por Jônatas e por Israel, o povo de Deus, o SENHOR, pois muitos deles tinham sido mortos na batalha.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Oração pedindo a proteção de Deus

Oração pedindo a proteção de Deus 3/5/2011

SALMOS 54.1-7
Poesia de Davi. Ao regente do coro — para instrumentos de cordas. Escrita por Davi quando os moradores da cidade de Zife foram contar a Saul que Davi estava escondido na terra deles.
Ó Deus, salva-me pelo teu poder! Livra-me com a tua força. Ouve, ó Deus, a minha oração! Escuta as minhas palavras. Pois homens orgulhosos estão chegando para me atacar, homens violentos querem me matar. Eles não se importam com Deus. Eu sei que é o Senhor Deus quem me ajuda, sei que é ele quem me defende. Que Deus faça com que a maldade dos meus inimigos se vire contra eles mesmos! Ele é fiel e por isso os destruirá. Ó SENHOR Deus, de boa vontade eu te oferecerei sacrifícios e te louvarei porque és bom. Tu me livraste de todas as minhas aflições, e eu tenho visto a derrota dos meus inimigos.