A morte de Jesus
22/4/2011
22/4/2011
MATEUS 27.45-56
Ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou três horas na escuridão. Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: — "Eli, Eli, lemá sabactani?" Essas palavras querem dizer: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Algumas pessoas que estavam ali ouviram isso e disseram: — Ele está chamando Elias. Uma dessas pessoas correu e molhou uma esponja em vinho comum, pôs na ponta de um bastão e deu para Jesus beber. Mas outros disseram: — Espere. Vamos ver se Elias vem salvá-lo! Aí Jesus deu outro grito forte e morreu. Então a cortina do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até embaixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Os túmulos se abriram, e muitas pessoas do povo de Deus que haviam morrido foram ressuscitadas e saíram dos túmulos. E, depois da ressurreição de Jesus, entraram em Jerusalém, a Cidade Santa, onde muitos viram essas pessoas. O oficial do exército romano e os seus soldados, que estavam guardando Jesus, viram o terremoto e tudo o que aconteceu. Então ficaram com muito medo e disseram: — De fato, este homem era o Filho de Deus! Algumas mulheres estavam ali, olhando de longe. Eram as que tinham acompanhado Jesus desde a Galileia e o haviam ajudado. Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, a mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu.
Hoje, sexta-feira "SANTA", li um texto maravilhoso sobre o pecado e suas consequências. Com o título "O pecado fere", o autor avalia a escritura em Isaías 53:12 ... derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos... e sugere a leitura em Hebreus 2:10-18.
O autor procura nos levar ao conhecimento de que cedo ou tarde sentiremos os efeitos dolorosos do pecado.
O peso dos nossos próprios pecados, a vergonha e o embaraço são algumas das consequências do nosso miserável fracasso. Em outros momentos, o fardo de outras pessoas também nos incomoda, como pessoas que nos trairam, nos enganaram e até nos abandonaram, ridicularizaram. O túmulo vazio de Cristo garante nossa vitória sobre o pecado e a morte.
Também o autor nos sugere que nos recordemos de quanto o peso da culpa ou dor nos persegue a ponto de não conseguimos dormir em paz. Imagine que nossos pecados vão se multiplicando mundo afora, causando o mal aos parentes, amigos, vizinhos, ao mundo. Enfim, este mal é multiplicado causando muita dor e sofrimento aos incrédulos, por isso, imagine quanto deste sofrimento foi espalhado e multiplicado desde a criação. Não conseguimos mensurar o quanto Jesus sofreu pra levar nossos pecados na cruz, em nosso lugar.
O amor de Jesus por nós é que fez com que Ele nos garantisse a salvação, libertação, cura e provisão espiritual e material. Finalmente o autor termina nos dizendo que "graças a morte e ressurreição de Cristo, sabemos que o pecado e suas consequências não poderão mais nos vencer e nem terão mais autoridade sobre nós, e nem sobre nossos desejos.
O túmulo vazio de Cristo garante nossa vitória sobre o pecado e a morte.
A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Desejo que todos conheçam a Cristo e o recebam como único e suficiente salvador.
Irmão Luciano Mendes.
Irmão Luciano Mendes.